terça-feira, 8 de setembro de 2009

Informações sobre o CSAPÃO Clausura 2009

CSAPÃO começa no próximo fim de semana

No próximo fim de semana, nas quadras da Academia Tropical, tomar lugar o "CSAPÃO Clausura 2009". O torneio, de início marcado pela especificidade de ter 13 times competindo em duas chaves, sofreu uma alteração durante a semana, com a fusão anunciada de Onze com Álcool e Atecubanos. Serão, novamente, apenas 12 times, divididos nas duas chaves a seguir:

Os jogos na primeira rodada serão nos seguintes horários:


A Organização pede atenção, porque alguns horários foram alterados para acolher a mudança de 13 para 12 times.

Sobre o sistema de disputa

Os times da mesma chave disputarão a primeira fase no “todos contra todos”, classificando-se para a segunda fase, eliminatória, os quatro times com melhor campanha na primeira fase. As equipes se ordenam, para a classificação, conforme o número de pontos acumulados. Como critérios de desempate, a Organização adotará a seguinte ordem: Número de Vitórias; Saldo de Gols; Confronto Direto (quando possível); Gols a Favor; Sorteio.

O torneio poderá receber alunos e ex-alunos do Curso Superior de Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, EPPGGs nos diversos níveis da carreira, funcionários e professores da EG-FJP.

Das inscrições

O valor das inscrições foi definido. A Organização optou pela manutenção do valor de R$250,00 por time, além do valor de R$50,00 para cheque-caução* a ser descontado no caso de W.O. Todas as equipes deverão, impreterivelmente, depositar esses valores, ou entregar os cheques equivalentes, até a data do primeiro jogo, dia 13/09. O não pagamento impede a equipe de jogar a segunda rodada.

Destaques no regulamento

Foram mantidas algumas considerações, como o “mando” do jogo sempre da equipe mais antiga no CSAP. O “mando” estabelece o privilégio de escolher a cor com a qual jogará.

Na fase eliminatória, quartas, semifinal e final, ocorrerá, no caso de empate no tempo regulamentar, prorrogação. A prorrogação se dará por dois tempos de cinco minutos, sem gol de ouro, após o qual, persistindo o empate, toma lugar a disputa de pênaltis, com três cobranças alternadas de início.

Serão concedidas 12 medalhas para o campeão, vicecampeão e terceiro lugar, mais prêmios em latas de cerveja. Além disso, receberá uma caixa de cerveja o time com melhor “fair play”, o time com a defesa menos vazada e o artilheiro do campeonato.

O “fair play” será contabilizado da seguinte forma:

FP = 100-((Faltas cometidas+5*Cartões amarelos+10*Cartões vermelhos)/Número de jogos)

Assim, o cartão amarelo tem peso 5, o vermelho tem peso 10, a falta cometida tem peso 1. O valor total é relativizado pelo número de jogos nos quais a equipe participou. A equipe que terminar com o FP de maior valor, dada a contabilização acima descrita, recebe o prêmio.

O goleiro do time com a defesa menos vazada recebe uma caixa de cerveja e placa alusiva ao mérito. A defesa menos vazada é contabilizada em relação à média de gols sofridos por jogos disputados. O artilheiro do campeonato também recebe uma caixa de cerveja e placa alusiva ao mérito, mas a artilharia é contabilizada pelo número absoluto de gols marcados.

Todas as dúvidas podem ser dirimidas pelo Regulamento - já enviado por e-mail na lista do Futebol CSAP, ou em contato com a Organização do Torneio, composta por membros do DA Evolução.

Mapa da Tropical:

*Corrigido, através da contribuição no comentário de Norsk A. Angel.

2 comentários:

Norsk A. Angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Norsk A. Angel disse...

Apenas uma observação quanto a grafia do termo cheque-calção.O correto é caução, que, de acordo com o Dicionário Houaiss, significa "Rubrica: termo jurídico. valor ou conjunto de valores que se promete ou deposita como garantia de um contrato ou para tornar efetiva a responsabilidade de um encargo qualquer". Essa, afinal, é a ideia que a organização quer trasmitir no regulamento.