sexta-feira, 22 de maio de 2009

FINAL DO CSAPÃO

IPM x Bento XVI
Equipes, que se enfrentam pela primeira vez em playoff, lutam pelo Apertura 2009


Após três meses de jogos, diversão, entretenimento, luta, dedicação e suor, será realizada neste domingo, a última rodada de jogos do CSAPÃO Apertura 2009, que reuniu mais uma vez equipes integradas por alunos, ex-alunos e professores do CSAP no tradicional torneio de futsal.

De um lado, estará o Bento XVI. A equipe, formada apenas por alunos do XVI CSAP, estará pela segunda vez (e consecutiva) em uma final de CSAPÃO. Campeã do Clausura 2008, a equipe começou este campeonato vacilante, dando a entender que sofreria uma eliminação precoce. Mas se recuperou de maneira surpreendente nos playoffs, vencendo de maneira convincente a poderosa equipe do Xoxota (que pela primeira vez não disputa medalhas desde sua formação) e a tradicionalíssima equipe dos Deztemidos, cada vez mais reforçada por jogadores do extinto Carcará.

Do outro, estará IPM. Formada majoritariamente por alunos do XVIII CSAP, a equipe chegará pela terceira vez em uma final, de onde nunca conseguiu sair vitoriosa até hoje. Ao contrário do adversário, os Impróprios não deram razão sopa para o azar, e derrotaram todos os adversários que tiveram pelo caminho na primeira fase. Nos playoffs, a equipe sobrou no confronto contra os Galáticos, mas tiveram dificuldades dobradas no confronto contra os Xxiitas, válido pelas semifinais e decidido apenas na prorrogação.

Algumas curiosidades sobre o confronto:

- As duas equipes são as únicas do torneio formadas por alunos que sempre estudaram no turno da tarde da Fundação João Pinheiro
- As duas costumam treinar juntas e realizar amistosos no Joseph Ratinger Arena
- As duas equipes estreiaram novos uniformes nesta temporada: enquanto o Bento XVI passou a ostentar a cruz templária no peito e o brasão do papa como escudo, os Impróprios foram ainda mais radicais, alterando sua cor para cinza e adotando o lobo cinza como mascote.
- As equipes já se enfrentaram quatro vezes, sendo três vitórias do IPM e uma do Bento.
- Ambas as equipes já tiveram jogadores com lesões sérias em confrontos entre elas: Em 2007, Ian rompeu os ligamentos do joelho. Em 2008, foi a vez de Pilha romper os ligamentos do tornozelo...
- As equipes se fundiram para disputar o torneio início do Clausura 2008.
- As equipes sempre se enfrentaram nos Aperturas
- O IPM sempre chegou às finais de CSAPÃO Apertura que disputou, conquistando a prata em ambas.
- A final poderá valer dois troféus para o Bento XVI: Apertura 2008 e Recopa Coalizão, que reunirá os vencedores dos dois CSAPÕES da Gestão Coalizao do DA. Caso vença o IPM, as equipes voltam a se enfrentar.

Vamos agora a uma breve análise do que se esperar de ambas as equipes:

Bento XVI
Alcunha: Esquadrão Papal
Semestre de Fundação: 2005/2
Melhor colocação: Campeão (2008/2)
Artilheiro: Ian (19 gols)
Provável Escalação:
Felipe
Marcel
Ian
Bozo
JoeJoe


O Esquadrão Papal vem para sua segunda decisão seguida embalada pelo renascimento nos playoffs. Após ser dada como morta, após péssima primeira fase, a equipe renasceu contra o Xoxota, e desde então vem se aprimorando em busca do bi-campeonato. Os principais pontos da equipe são a forte marcação, respaldadas pelo excelente goleiro Felipe, em ótima fase, e pelo talento ofensivo de Ian, artilheiro da última edição do CSAPÃO.


Impróprio Para Menores - IPM

Alcunha: Flecha Prateada
Semestre de Fundação: 2006/2
Melhor Colocação: 2º lugar (2007/1, 2008/1)
Artilheiro: Daniel (22 gols)
Time base:
Felipe Michel
Melo
Pilha
Mauro
Daniel



A recém nomeada Flecha de Prata irá disputar pela terceira vez uma decisão de CSAPÃO Apertura, com a missão de quebrar o tabu de nunca ter conquistado o campeonato. Após vencer as semifinais contra os Xxiitas, conseguiu espantar o fantasma do semestre anterior, e terá agora outro tabu histórico pela frente. A equipe apóia-se nas defesas do melhor arqueiro do CSAPÃO, Felipe Michel, e no talento ofensivo de Daniel, além dos chutes de longa distância de Pilha e as aparições inesperadas de Melo.