segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Finais do CSAPÃO

TNT 8 x 3 Atecubanos

A manhã começou com o show de horrores do Trpféu Newtão. Tanto o TNT como o Atecubanos não tinham pontuado na fase de grupos e possuíam o incrível aproveitamento de 0%. Esse duelo definiria qual é a pior equipe do campeonato e nenhum dos times queria ficar com esse infame posto. Com a bola rolando, o TNT começou melhor (ou menos pior) e abriu 2 a 0. Porém, os veteranos do Atecubanos conseguiram chegar ao empate e foram para o intervalo com tudo igual. Mas como isso é o Newtão, o destaque do primeiro tempo vai para um lance que só poderia acontecer nesse jogo: Em chute do TNT, a bola nova, que estava sendo usada pela primeira vez, saiu da quadra pelo portão que estava aberto, rolou até a rua e foi atropelada por um ônibus.
No segundo tempo, a equipe vermelho mostrou que era melhor e transformou o equilibrado jogo em goleada, abrindo 6 a 2 de vantagem e depois fechando o placar em 8 a 3. Obviamente, os destaques foram mais umas vez para lances que só podem ser vistos nessa partida, como o gol sem goleiro perdido por Henrique, Diogo tropeçando na bola e caindo sentado ou o quase gol contra de Serreti, que acertou a própria trave. Além disso, vale ressaltar também o pequeno TNTista, irmãozinho de Gustavo que estava na arquibancada e gritava entusiasmado "Vai Ronaldo!!" toda vez que o ele encostava na bola, acreditando realmente que o irmão é craque de bola. Coitado.

171 9 x 5 IPM

A partida foi marcada pelo equilíbrio, apesar do placar elástico e antes da partida ninguém sabia apontar quem era o favorito. A melhor defesa da competição estava desfalcada de uma importante peça, Felipe Michel, e Quirino foi escolhido para substituir o goleiro titular.
O primeiro tempo foi movimentado e o IPM saiu na frente, com gol de Lucas Salles, em uma de suas conhecidas jogadas de pivô, girando sobre o marcador e chutando com a canhota. Porém, Negão mostrou que o equilíbrio predominaria no jogo e empatou a partida para o 171 logo depois. O IPM conseguiu passar à frente mais uma vez, com Tonin, de cabeça, mas foi o 171 que foi para o intervalo na frente, virando a partida para 3 a 2 com um gol de Túlio e outro de Diego, após boa jogada de Nandinho.
No segundo tempo, com menos de 1 minuto de bola rolando, Mauro igualou a partida novamente e um gol de Mello devolveu a vantagem para a Matilha Prateada, fazendo 4 a 3. Porém, toda vez que o IPM conseguia passar a frente, o 171 igualava o marcador. A partida seguiu assim, até que o 171 virou o placar e, pela primeira vez no jogo, conseguiu uma vantagem de 2 gols, com gol de Nandinho, abrindo 7 a 5. O IPM sentiu o golpe, colocou Pilha no gol e tentou ir para o ataque, porém o 171 aproveitou bem os contra-ataques e fechou o placar em 9 a 5.
O destaque da partida ficou mais uma vez com o craque alvi-negro, Nandinho, que fez 4 gols e ficou a apenas um de pedir a música. Apesar dessa derrota e dos 9 gols sofridos, o IPM ainda sim conseguiu ganhar o prêmio de melhor defesa da competição.

XXIItas 4 x 2 XoXota

Outra partida muita equilibrada, que já haviam decidido também o CSPÃO no primeiro semestre, com vitória do XXIItas e a Recopa CSAP, com vitória do XoXota. O Salmão Endiabrado estava sem Steavy, um de seus principais jogadores, mas os 100% de aproveitamento até agora no campeonato o credenciava ao título, principalmente com Galvão de volta ao gol. O Tricolor Mouro apostava na grande quantidade de bons jogadores e também no artilheiro Raphael para levar o troféu.
Com a bola rolando, a partida mostrou o equilíbrio que todos esperavam e o primeiro gol demorou a sair. Mas quando veio, foi um golasso: De Azul, o artilheiro da equipe rosa, deu um belo drible em Fernando e, quase sem ângulo, bateu entre as pernas do goleiro Daniel, fazendo XoXota 1 a 0. Pouco depois, porém, Raphael igualou a partida para o XXIItas e também alcançou Henrique, do 27 CSAP, na artilharia. Ainda no primeiro tempo, De Azul puxou um contra-ataque e deu belo chute, na gaveta, deixando o XoXota em vantagem no fim do primeiro tempo.
No segundo tempo, o XXIItas tomou o controle da partida e partiu para cima buscando o empate. Logo no início, Leonardo Alonso desperdiçou uma boa oportunidade, cara a cara com Galvão, mas o goleiro conseguiu salvar. O mesmo Alonso ainda perdeu outra boa chance antes de se redimir, mas conseguiu igualar o marcador e calar seus críticos. O XoXota pareceu sentir o golpe e Steavy, mesmo lesionado, decidiu ir para o sacrifício e entrou na partida. Entretanto, essa decisão se mostrou muito equivocada quando ele se machucou novamente logo na sua primeira disputa de bola. O Tricolor Mouro continuou melhor na partida e virou para 3 a 2, com gol de Erick. O golpe final viria logo após, quando Alonso recebeu a bola sozinho no ataque, ganhou divida de Galvão e sofreu falta, mas mesmo assim conseguiu marcar. Porém, a juíza já havia apitado antes que ele chutasse, marcando a infração e expulsou o goleiro Xoxoteiro. Na cobrança, o XXIItas não desperdiçou a oportunidade, Raphael pegou rebote, chuto e Baka completou para definir o placar em 4 a 2 (além de tirar a chance de Raphael ser o artilheiro isolado) e selar o bicampeonato dos tricolores.

Disponibizamos aqui também a  narração feita por Leonardo, do XI CSAP, para quem quiser ouvir os detalhes da finalíssima. Foi a primeira vez que foi feito algo desse tipo e agradecemos ao Leonardo pela colaboração com o DA CSAP.

Nenhum comentário: